Produtos e serviços: Você conseguiria conceber a vida moderna sem eles? Certamente não!
Assim que acorda de manhã, você já faz uso de diversos produtos e serviços: prepara seu café, toma uma ducha, dá uma olhada nos jornais, liga a TV, vai para a academia e depois para o trabalho.
E quando chega no escritório, novamente precisa deles para desenvolver suas atividades profissionais: pega a correspondência com o porteiro do prédio, deixa o automóvel com o manobrista, entra na sua sala, liga o ar condicionado, o computador e a impressora, dá alguns telefonemas e começa a navegar pela Internet.
Um aparelho de TV, um jornal ou um carro, por exemplo, são, antes de mais nada, bens palpáveis: você paga e leva embora. Pode consumir na mesma hora ou quando quiser.
Um serviço é um ato, uma tarefa ou uma atividade que uma parte oferece a outra. Ele ocorre, portanto, quando um profissional ou uma empresa presta algum trabalho em troca de remuneração: um mecânico que conserta carros, um perueiro que leva crianças para a escola, e um chef de cozinha que prepara refeições.
Note, todavia, que os dois conceitos podem se misturar:. Da mesma forma que alguns produtos às vezes agregam uma prestação de serviço, esta geralmente requer o uso de produtos para ser viável.
Quando você pede a um mecânico que conserte seu carro, está lhe encomendando um serviço. O carro é um produto, mas o fato de alguém deixá-lo em ordem para você é uma prestação de serviço. Em troca, terá de pagar. Da mesma forma, quando entra num restaurante e espera ser atendido pelo garçom, já sabe que este serviço vai lhe custar uma quantia adicional, isto é, a tarefa de trazer e depois tirar os pratos terá de ser remunerada.
Se você observar com atenção, vai perceber que sua vida diária é permeada por uma série de serviços prestados: o tempo todo fazemos coisas uns pelos outros em troca de remuneração.
Em que diferem produtos de serviços? Os primeiros são compostos de matéria física. Portanto, são palpáveis.
Nas relações de consumo, isso traz algumas vantagens: antes de adquirir um produto, o cliente pode avaliar suas características externas, o que certamente vai ajudá-lo a definir escolhas de maneira mais racional.
Ao se tratar de um alimento, o consumidor pode, por exemplo, se assegurar que não lhe fará mal à saúde. No caso de uma roupa, pode fazer sua opção em função das cores e do material usado na confecção.
Da mesma forma, uma revista é escolhida na banca pela diversidade de temas que aborda na capa. Esses são indícios concretos que permitem conquistar a preferência do consumidor.
Algumas características inerentes a um produto são:
Um produto pode pertencer a alguém;
Um produto pode ser comercializado novamente;
Um produto pode ser consumido imediatamente ou a qualquer momento;
Um produto tem características palpáveis, como sabor, cor, dimensões e peso.
Um produto tem prazo de validade ou vida útil definida.
Estas são as principais características que designam um produto e o distinguem de um serviço.
Como um serviço é mais abstrato que um produto, não pode ser avaliado com a mesma facilidade: o cliente não tem parâmetros para saber de antemão se ele atende ou não às suas necessidades.
Agregado a um produto, porém, o Marketing atribui diferenciais competitivos e faz toda a diferença. Por
exemplo, imaginemos um conjunto de martelos e pregos. Podemos encontrar centenas no mercado, todos iguais. No entanto, se o vendedor oferecer, juntamente com o conjunto, um vídeo que mostre como usar a ferramenta se entortar pregos, estará prestando um serviço e agregando valor ao produto.
Da mesma forma, um dentista que simula um realinhamento de dentes no computador para mostrar ao cliente como ficará os seus dentes, com certeza estará criando um grande diferencial.
Fonte: http://guiadomarketing.powerminas.com/o-que-e-marketing-de-servicos/
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